Textos elaborados e compilados por Teresa Cepêda (última revisão em Maio de 2009)

Estas páginas destinam-se a informar e orientar os pais, educadores, professores ou outros adultos que contactam com crianças e adolescentes, nas situações e problemas mais frequentes na área da saúde mental.

Além de definir e clarificar sumariamente as várias situações, são sugeridas algumas medidas para que os pais ou outros adultos responsáveis possam lidar com a criança/adolescente e com os seus problemas. Quando tal não é suficiente, são também dadas orientações sobre a melhor forma de procurar e obter ajuda. 

Ao abordar das causas dos vários problemas, salientam-se os múltiplos fatores que contribuem para o aparecimento dessas perturbações. Importa reconhecer que não existem causas únicas e lineares para estas situações; pelo contrário, existem vários fatores e circunstâncias adversas (da criança, da família, do meio circundante), que se associam, potenciam e criam círculos viciosos, gerando as perturbações que se encontram na criança e no adolescente.

Finalmente, em cada tema e problema abordado é mostrada a continuidade que existe entre características e sintomas que normalmente surgem na criança e no adolescente ao longo do seu desenvolvimento e as situações já consideradas patológicas/anormais e que necessitam de uma intervenção.

A distinção entre o que deve ou não ser considerado normal nem sempre é fácil mas existem algumas características que ajudam a separar as duas situações: Os sintomas normais são geralmente pouco intensos e pouco frequentes, surgem de forma transitória e apenas num determinado contexto (por exemplo, só em casa ou só na escola), não interferem no desenvolvimento da criança e esta muitas vezes consegue mesmo falar neles com facilidade.  Os sintomas serão mais preocupantes quando são muito intensos, frequentes e quando de associam entre si, quando persistem de forma prolongada, se atingem várias áreas da vida da criança e interferem no seu funcionamento e no seu desenvolvimento e quando são claramente desadequados em relação à idade.

TEMAS

As áreas abordadas estão subdivididas em três grupos:

  1. O papel dos adultos na relação com a criança e com o adolescente
    1. Ser mãe, ser pai
  2. Os ambientes em torno da criança e do adolescente
    1. O divórcio e as suas consequências
    2. Violência doméstica
    3. Maus tratos à criança
    4. Morte na família e a reacção de luto
    5. Pais com doença mental
  3. Problemas na criança e no adolescente
    1. Problemas de comportamento na criança e no adolescente
    2. Crianças irrequietas e Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção
    3. Dificuldades de aprendizagem
    4. A criança que não vai à escola
    5. Medos e ansiedade
    6. Perturbação aguda de stresse e perturbação stresse pós-traumático
    7. Perturbação obsessivo-compulsiva
    8. Tristeza e depressão
    9. Suicídio e tentativa de suicídio
    10. Problemas de sono
    11. Problemas do controle esfíncteres
    12. Problemas alimentares nas crianças e adolescentes
    13. Sintomas físicos sem causa orgânica
    14. Autismo e síndrome de Asperger
    15. Psicoses – Esquizofrenia e perturbação bipolar
    16. Doença crónica e suas consequências para a saúde mental da criança

BIBLIOGRAFIA

AACAP (Associação Americana de Psiquiatria da Infância e da Adolescência), Facts for Families, disponível em: http://www.aacap.org/publications/factsfam/ index.htm

Mental Health and Growing Up, The Royal College of Psychiatrists, Factsheets for Parents, Teachers and Young People, disponível em: http://www.rcpsych.ac.uk/mentalhealthinformation/ mentalhealthandgrowingup.aspx

NSWHEALTH, Family Help Kit, disponível em: http://www.health.nsw.gov.au/health-public-affairs/familyhelpkit/

World Health Organization. The ICD-10 classification of mental and behavioural disorders: Clinical descriptions and diagnostic guidelines. Geneva: World Health Organization,1992.

Relatório Mundial da Saúde 2001. Saúde Mental: Nova Compreensão, Nova Esperança. Ed. Ministério da Saúde, 2001.

Hughes, T., Garralda M. E. & Tylee A. Child Mental Health Problems – A Booklet on Child Psychiatry Problems for General Practicioners. ST. Mary’s C A P, London, 1995.

American Psychiatric Association. DSM-IV. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 4th. Edition. Washington, DC: American Psychiatric Association Press, 1994.

Kaye, D. L., Montgomery M. & Munson S. W. (Eds.). Child and Adolescent Mental Health. Lippincott Williams and Wilkins, Philadelphia, 2002.