Textos elaborados e compilados por Teresa Cepêda (última revisão em Maio de 2009)
Estas páginas destinam-se a informar e orientar os pais, educadores, professores ou outros adultos que contactam com crianças e adolescentes, nas situações e problemas mais frequentes na área da saúde mental.
Além de definir e clarificar sumariamente as várias situações, são sugeridas algumas medidas para que os pais ou outros adultos responsáveis possam lidar com a criança/adolescente e com os seus problemas. Quando tal não é suficiente, são também dadas orientações sobre a melhor forma de procurar e obter ajuda.
Ao abordar das causas dos vários problemas, salientam-se os múltiplos fatores que contribuem para o aparecimento dessas perturbações. Importa reconhecer que não existem causas únicas e lineares para estas situações; pelo contrário, existem vários fatores e circunstâncias adversas (da criança, da família, do meio circundante), que se associam, potenciam e criam círculos viciosos, gerando as perturbações que se encontram na criança e no adolescente.
Finalmente, em cada tema e problema abordado é mostrada a continuidade que existe entre características e sintomas que normalmente surgem na criança e no adolescente ao longo do seu desenvolvimento e as situações já consideradas patológicas/anormais e que necessitam de uma intervenção.
A distinção entre o que deve ou não ser considerado normal nem sempre é fácil mas existem algumas características que ajudam a separar as duas situações: Os sintomas normais são geralmente pouco intensos e pouco frequentes, surgem de forma transitória e apenas num determinado contexto (por exemplo, só em casa ou só na escola), não interferem no desenvolvimento da criança e esta muitas vezes consegue mesmo falar neles com facilidade. Os sintomas serão mais preocupantes quando são muito intensos, frequentes e quando de associam entre si, quando persistem de forma prolongada, se atingem várias áreas da vida da criança e interferem no seu funcionamento e no seu desenvolvimento e quando são claramente desadequados em relação à idade.
TEMAS
As áreas abordadas estão subdivididas em três grupos:
- O papel dos adultos na relação com a criança e com o adolescente
- Os ambientes em torno da criança e do adolescente
- Problemas na criança e no adolescente
- Problemas de comportamento na criança e no adolescente
- Crianças irrequietas e Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção
- Dificuldades de aprendizagem
- A criança que não vai à escola
- Medos e ansiedade
- Perturbação aguda de stresse e perturbação stresse pós-traumático
- Perturbação obsessivo-compulsiva
- Tristeza e depressão
- Suicídio e tentativa de suicídio
- Problemas de sono
- Problemas do controle esfíncteres
- Problemas alimentares nas crianças e adolescentes
- Sintomas físicos sem causa orgânica
- Autismo e síndrome de Asperger
- Psicoses – Esquizofrenia e perturbação bipolar
- Doença crónica e suas consequências para a saúde mental da criança
BIBLIOGRAFIA
AACAP (Associação Americana de Psiquiatria da Infância e da Adolescência), Facts for Families, disponível em: http://www.aacap.org/publications/factsfam/ index.htm
Mental Health and Growing Up, The Royal College of Psychiatrists, Factsheets for Parents, Teachers and Young People, disponível em: http://www.rcpsych.ac.uk/mentalhealthinformation/ mentalhealthandgrowingup.aspx
NSWHEALTH, Family Help Kit, disponível em: http://www.health.nsw.gov.au/health-public-affairs/familyhelpkit/
World Health Organization. The ICD-10 classification of mental and behavioural disorders: Clinical descriptions and diagnostic guidelines. Geneva: World Health Organization,1992.
Relatório Mundial da Saúde 2001. Saúde Mental: Nova Compreensão, Nova Esperança. Ed. Ministério da Saúde, 2001.
Hughes, T., Garralda M. E. & Tylee A. Child Mental Health Problems – A Booklet on Child Psychiatry Problems for General Practicioners. ST. Mary’s C A P, London, 1995.
American Psychiatric Association. DSM-IV. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 4th. Edition. Washington, DC: American Psychiatric Association Press, 1994.