1º PRÉMIO
Trabalho: “da Destruição à (re)construição dos Afectos... um caminho tumultuoso”
Autores: Carla Pereira; Georgina Maia

Este trabalho percorre bem alguns aspectos da complexa dinâmica afectiva das crianças e jovens negligenciados e maltratados, no seu percurso evolutivo e no seu contacto com os Serviços. Alia a uma descrição por onde passa muito do afecto e das angústias dos profissionais que se envolvem nestes casos, uma reflexão teórica que parte claramente da clínica, e que, provavelmente por isso mesmo, faz muito sentido e será muito útil para todos os que trabalham no terreno.


 

2º PRÉMIO
Trabalho: “A dimensão do Luto na Pedopsiquiatria”
Autores: Catarina Cordovil; Joana Pombo; Mafalda Correia; Susana Correia; Mª Antónia Silva; António Trigueiros

É um trabalho onde os autores fazem uma breve mas abrangente revisão teórica da questão do luto na pedopsiquiatria, muito pertinente porque muito presente no nosso quotidiano enquanto profissionais. Sendo um trabalho de revisão seria desejável que o aspecto das referências bibliográficas fosse melhorado. As vinhetas clínicas foram bem seleccionadas, sendo ilustrativas de situações frequenttes na prática clínica.


 

3º PRÉMIO
Trabalho: “Para Pais Sobre Filhos – Um Projecto de Intervenção com famílias de Cianças com dificuldades afectivo-emocionais em idade escolar”
Autores: Ana Nascimento Rodrigues; Ana Paula Ribeiro; Clara Castilho; Dolores Gamito; Filipa Poppe; Helena Raposo Lopes; Luís Fernandes; Pedro Morato

Este trabalho é sobre um programa de intervenção junto de pais de crianças com diferentes graus de risco, bem fundamentado no enquadramento e na apresentação. Trata-se de um projecto de Investigação/Acção onde a perspectiva psicodinâmica e a perspectiva ecológica/sistémica são claramente equacionadas, e bem articuladas. A apresentação de resultados deverá ser melhorada para os tornar mais claros, e portanto mais úteis, para os leitores. É de realçar como aspecto muito positivo a existência de uma avaliação inicial, permitindo avaliar o impacto da intervenção.