1º PRÉMIO
Trabalho: “A Perturbação de Personalidade Borderline na Adolescência”
Autores: Almeida, S. E Pires, P. – Hospital Garcia da Orta

Neste artigo está descrita a experiência terapêutica realizada em adolescentes com diagnóstico de Perturbação da Personalidade Borderline, utilizando um modelo de intervenção psicoterapêutico bem estruturado, com métodos e objectivos precisos.
Desde a discussão diagnóstica, passando pela análise psicodinâmica, até à intervenção clínica, evidencia uma coerência científica que nos proporciona uma reflexão profunda sobre esta problemática o que torna este trabalho meritório de um 1º Prémio.


 

2º PRÉMIO Trabalho: “Área de Dia – Unidade de Pedopsiquiatria Hospital Garcia da Orta, E.P.E.”
Autores: R. Esquina, I. Figueiredo, M. Alves, E. Bexiga, R. Alves, S. Comparada, J. Vasconcelos, S. Martins, A. Mesquita e P.Pires

Este trabalho remete-nos para uma modalidade terapêutica onde se promove a criatividade e a forma de elaborar afectos e sentimentos em crianças com uma problemática de difícil abordagem clínica.
Alerta-nos para a necessidade do trabalho de equipa em contraponto com as intervenções individuais, tantas vezes limitadas ao uso de psicofármacos.
Tratando-se de um trabalho em início poderá futuramente trazer conclusões que possam servir de base a novas experiências terapêuticas noutras equipas.


 

3º PRÉMIO
Trabalho: “Bullying na Adolescência: velhas e novas formas de violência”
Autores: P. Gouveia, A. Norton, B. Romão, C. Pereira, L. Castro, V. T. Sousa, J. Saraiva, J. Guerra, O. Queirós, L. Confraria e P. Monteiro

Trata-se de um trabalho onde existe uma revisão teórica bem estruturada, ilustrada com vinhetas clínicas, útil para quem pretende estudar o tema e oportuno no contexto actual.