A Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria é um órgão científico da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (APPIA) e foi publicada pela primeira vez em Dezembro de 1990, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Apresentada ao público pelo Dr. Coimbra de Matos durante o 1º Encontro desta Associação, que se realizou na Torre de Belém, o seu lançamento teve lugar no Grémio Literário em Lisboa e contou com a presença de pedopsiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outras classes profissionais que se dedicam à Saúde Mental Infantil e Juvenil.

O seu primeiro director foi o Dr. Coimbra de Matos, que exerceu esta função durante 13 anos, tendo-a cessado a seu pedido em Dezembro de 2003. Foi então substituído pela Dr.ª Maria Luís Borges de Castro que deu continuidade ao projecto inicial dinamizando não apenas a edição da revista mas também a organização regular dos Colóquios da Revista. Em 2014 foi substituída pelo Dr. Pedro Pires.

Durante estes anos foram publicados quase 40 números com uma periodicidade bianual, alguns deles de conteúdo temático, mas sempre abrangentes da Psicopatologia relacionada com a saúde mental infantil e juvenil.

Assim, foram publicados os mais diversos artigos de autores portugueses e estrangeiros, sobre temas de patologia infantil e juvenil, como sejam a psicose, a depressão, as perturbações “borderline”, a neurose, a psicossomática e outros, sob o ponto de vista teórico e clínico.

Foram também abordados assuntos relacionados com a vida da criança e do adolescente sob a óptica do modelo biopsicossocial, como sejam as intervenções na família, na comunidade e a psicofarmacologia.

No ano de 1995 teve lugar o 1º Colóquio organizado pela Revista, sobre o tema: Continuidade/Descontinuidade.

Para proceder à compra de um ou mais exemplares da nossa revista, basta seleccionar o exemplar, efectuar o pagamento e preencher o formulário abaixo, onde terá de introduzir o comprovativo de pagamento para finalizar a operação.