Editorial
O presente número da Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria não pode deixar de homenagear a pessoa da Drª Maria de Jesus Barroso Soares, grande amiga da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e defensora ativa das causas da infância. O poema de abertura deste editorial, tantas vezes apaixonadamente declamado por si, é não só uma memória de recordação mas também um símbolo do legado da sua força e espírito de combatividade que a nós todos inspira. A Drª Maria Luís Borges de Castro escreve, na primeira pessoa, um comovente texto de homenagem e agradecimento.
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Homenagem à Dra. Maria de Jesus Barroso SoaresMaria Luís Borges de CastroHomenagem
A Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria não podia deixar de expressar o seu luto pela perda da Dra. Maria Barroso em uníssono com todos os colegas, que se ocupam da Saúde Mental Infantil em Portugal. Esta pedagoga e 1ª sócia honorária da nossa associação desde 1991 – um ano após a fundação desta instituição - foi para nós sempre um grande estímulo ao trabalho e dedicação às crianças e jovens, que de uma maneira ou de outra, precisavam de nós. Sempre presente nas nossas atividades científicas, nomeadamente nos colóquios anuais da revista (RPP), partilhava connosco o seu interesse pelas questões, que dizem respeito à saúde mental infantil, dando uma preciosa mais valia com o seu saber profissional e de vida! Mas não só!! Foi sempre um aporte de estímulo individual e coletivo: às nossas dificuldades respondia com sugestões utilíssimas e por vezes mesmo, abrindo caminhos, que seriam por nós inalcançáveis. Representou, para a nossa Associação, um símbolo de honra, de orgulho e de… afeto pelo que nunca será esquecida, como grande impulsionadora do nosso trabalho. Agora um pequeno apontamento pessoal: Durante um dos nossos colóquios em que eu, partilhando uma mesa redonda com outros colegas, fiz a apresentação de um trabalho, que terminava com um poema de Mário de Sá Carneiro. Ousei lê-lo da forma tímida e a mais correta possível face à excelente declamadora, que me estava a ouvir. No intervalo dos trabalhos a Dra. Maria de Jesus disse-me referindo-se áquilo, que eu teria chamado de ousadia: nunca tenha medo de se expor face a quem realmente sabe do assunto; esses raramente criticam!!! Obrigada, Dr.ª Maria de Jesus. Não a esqueceremos!!!
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Comportamentos autolesivos não suicidários numa unidade de internamento de pedopsiquiatria − 2010 a 2015Dora Leal, Tânia DuqueComportamentos auto-lesivos não suicidários, Tentativa de suicídio, Perturbação de humor, Perturbação de personalidade cluster B
Introdução: Os Comportamentos Autolesivos Não Suicidários (CANS), caracterizados pela destruição direta e deliberada de tecido corporal, na ausência de intenção suicida e para propósitos não socialmente aceites, são um fenómeno frequente em adolescentes, principalmente em amostras clínicas. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência e evolução de CANS na Unidade de Internamento de Pedopsiquiatria. Pretendeu-se também comparar os doentes com CANS com os doentes sem estes comportamentos. Metodologia: Consulta e levantamento de dados dos processos clínicos de todos os doentes internados nos meses de janeiro, de 2010 a 2015. Resultados: Em 2010 e 2011 a prevalência de CANS era relativamente constante (12-13%), tendo-se verificado um aumento da prevalência em 2012 (20%) e em 2013 (33%), que em 2014 e 2015 se tem mantido constante (33-35%). Encontrou-se uma associação entre CANS e sexo feminino, tentativas de suicídio prévias, perturbação de Humor, perturbação de personalidade cluster B e consumo de substâncias. Conclusões: A prevalência de CANS nos doentes internados na unidade de Pedopsiquiatria aumentou. Encontrou-se associação entre CANS e comporta - mentos suicidários e psicopatologia.
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Avaliação do stress parental na primeira consulta de psiquiatria da infância e adolescência - Estudo pilotoDaniela Couto, Leonor Machado-Sá, Dora LealStress parental, Sistema pais-criança, Sintomatologia emocional e comportamental, Psiquiatria da Infância e da Adolescência, Pedopsiquiatria
Introdução: O stress parental define-se como uma reação psicológica que suscita sentimentos negativos nos pais, relativamente a eles ou à criança, face às exigências subjacentes à educação dos filhos. Os objetivos deste estudo foram: avaliar o stress parental nos pais de crianças atendidas na primeira consulta de pedopsiquiatria e identificar quais os fatores mais associados a stress parental significativo. Metodologia: Avaliação das crianças, entre os cinco e os dez anos, atendidas em primeira consulta de pedopsiquiatria entre 15 de fevereiro e 15 de maio de 2015 relativamente às variáveis: índice de stress parental, sexo, idade, motivo de consulta, diagnóstico psicopatológico e sintomatologia emocional e comportamental. Análise descritiva e análise de correlações entre as variáveis em estudo. Resultados: Encontrou-se stress parental significativo em 41,7% das primeiras consultas de pedopsiquiatria. Os motivos de consulta que estiveram mais associados a stress parental signi f icat ivo foram: al terações do comportamento e alterações do humor e da ansiedade. Os diagnósticos que estiveram mais associados a stress parental significativo foram: perturbação de comportamento e perturbação de adaptação. Encontrou-se associação entre sintomatologia emocional e comportamental significativa e stress parental signi f icat ivo, mas não se encontraram di ferenças entre os perf is mais internalizantes e externalizantes. Conclusões: Encontrou-se stress parental significativo num elevado número de primeiras consultas, pelo que o sistema pais-criança deve ser foco de atenção e intervenção terapêutica.
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Jogos eletrónicos e saúde mental na infânciaRita Rodrigues, Cátia AlmeidaJogos eletrónicos, PHDA, Uso patológico, Dependência, Saúde mental infantil
Introdução: Dados recentes aproximam o uso patológico de jogos eletrónicos a outras adições, sugerindo a possibilidade de estarmos diante de uma nova perturbação psiquiátrica dentro da categoria dos comportamentos aditivos. A taxa de prevalência desta problemática na população pediátrica ronda os 10%. Frequentemente, o uso patológico de jogos eletrónicos está associado a comorbi - lidades psiquiátricas, como perturbações de humor e PHDA (perturbação de hiperatividade e défice de atenção). Objetivos: Caracterizar o padrão de utilização de jogos eletrónicos numa amostra clínica de crianças entre os 6 e os 12 anos e a sua associação com comorbilidades psiquiátricas. Métodos: Revisão e construção de questionários de avaliação do uso de jogos eletrónicos aplicáveis a crianças e seus cuidadores. Aplicação dos questionários a uma amostra de conveniência de crianças seguidas em consul ta de Pedopsiquiatria, juntamente com o questionário de Capacidades e Dificuldades, adaptado de Goodman 2005, para avaliação do funcionamento global. Consulta dos processos clínicos para recolha do diagnóstico psiquiátrico e outros dados relevantes. Análise descritiva e correlação entre variáveis (IC 95%, p<0.05). Resultados: Na nossa amostra (n=58), 31% das crianças eram do sexo feminino, com média de idades=9. Em média, as crianças passavam uma hora em jogos eletrónicos e duas horas a ver televisão, por dia, durante uma semana de aulas. O funcionamento global , principalmente no que diz respei to às competências sociais e aos problemas de comportamento, estava correlacionado com o padrão de uso de jogos eletrónicos (rs=0,295, p<0,05). Um terço das crianças apresentava uso excessivo de jogos eletrónicos. Neste grupo, o diagnóstico mais comum era a PHDA. Muitas crianças jogavam jogos eletrónicos destinados a adultos, com autorização dos pais. Conclusões: São necessários mais estudos para estabelecer critérios diagnósticos de uso patológico de jogos eletrónicos em crianças. Este tópico não deve ser descurado na avaliação pedopsiquiátrica de rotina e objeto de discussão com os pais, principalmente na presença do perfil de jogador caraterístico.
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Fenomenologia e diagnóstico diferencial da perturbação bipolar na infânciaJosé Luís Fernandes, Joana Calejo JorgePerturbação bipolar, Infância, Fenomenologia, Diagnóstico diferencial, Co-morbilidade
Apesar do progresso significativo no conhecimento das manifestações de patologia mental nas idades pré-escolar e escolar, a Perturbação Bipolar permanece envolta em controvérsias. Questões como a validade do diagnóstico nesta faixa etária, a caracterização sindromát ica e a sobreposição sintomatológica com outras ent idades psicopatológicas são áreas em debate na literatura médica. Vários constructos têm sido elaborados e múltiplos estudos têm sido conduzidos com vista ao melhor conhecimento da Perturbação Bipolar na população pediátrica, entendida como geradora de grande sofrimento mental inerente à patologia, de maiores dificuldades familiares, escolares e sociais, de um risco acrescido de uso de substâncias psicoativas e de comportamentos suicidários. Foi objetivo deste artigo empreender uma revisão da literatura que possibilite expor algumas das evidências e das controvérsias atuais em debate a respeito da fenomenologia e diagnóstico diferencial da Perturbação Bipolar na infância.
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Corpo e psicomotricidade na emergência da vida psíquicaLuísa Maria Duarte da CostaPsicomotricidade, Diálogo tónico-emocional, Identidade, Pensamento
A criança, através do seu Corpo e do seu comportamento relacional precisa de Descobrir, em primeiro lugar, o prazer de criar sentido e de "dialogar" com o Outro. A Psicomotricidade consiste numa terapia de mediação corporal e expressiva em que o psicomotricista estuda e intervém no comportamento motor, inadequado e impróprio, em várias situações, normalmente relacionado com problemas no desenvolvimento e maturação psicomotoras, do comportamento, aprendizagem e do domínio psicoafectivo. Neste artigo a autora aborda aspetos que considera relevantes no seguimento terapêutico de uma criança em Psicomotricidade, realçando a importância de um Espaço Terapêutico suficientemente flexível e rico em mediadores, numa situação em que a expressão verbal não se apresenta como forma preferencial de comunicação. A partir deste seguimento, propõe-se refletir nas várias possibilidades terapêuticas oferecidas às crianças que se encontram em fases cuja atividade do Pensar ainda está muito enraizada nas sensações, no Corpo, no pré-verbal, e com fraco envolvimento representativo.
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Ter ou ser? - Estudo de um caso de uma criança com disforia de géneroSilvia González, Maria Antónia CarreirasDisforia de género, Pré-psicose, Infância, Estudo de caso
O presente estudo teve por objectivo compreender, de forma global e particularizada, o caso do Rui, um menino de sete anos que manifesta o desejo de ser menina e se comporta como tal. Apoiou-se na avaliação cognitiva e emocional, na entrevista à mãe e no seu acompanhamento psicoterapêutico. A técnica de agregação categórica, proposta por Robert Stake (1995), foi aplicada às transcrições das sessões de acompanhamento, originando a identificação de quatro categorias temáticas: o Feminino e o Materno; o Animado e o Inanimado; Omnipotência e Narcisismo Infantil; e Transferência/Contratransferência. O resto do material foi usado para efeitos de triangulação. Os resultados revelaram que a problemática do Rui situa-se ao nível da identidade, tendo, portanto, uma estrutura pré-psicótica. Apesar de haver sintomatologia franca na expressão do género, a falha não estaria circunscrita à identificação secundária, sendo muito mais arcaica e primária. Os traumas cumulativos e o predomínio de experiências de frustração na relação precoce dificultaram a introjecção estável do bom objecto interno, debilitando todas as internalizações subsequentes e a elaboração da posição depressiva. A ansiedade suscitada pelos sucessivos eventos traumáticos, nomeadamente na altura do Édipo, terão ocasionado a regressão a pontos de fixação na posição esquizoparanoide. Neste contexto, o desejo de ser menina é entendido como tendo vários níveis de significação: a ilusão de fusão narcísica com a mãe, muito próxima de uma ilusão somática; e uma defesa perante o medo de aniquilação suscitado pela dupla ameaça de castração, paterna e materna.
Editorial
O tempo atual em que vivemos traz-nos novos desafios porque a mudança social é grande. A ciência deve olhar para os novos fenómenos sociais para os tentar compreender. Mas desde logo se pode colocar a questão: serão novos os fenómenos ou outras falas, outras arestas, outros disfarces e outros esgares, como escreve o poeta, sobre questões antigas? O Homem mudou na sua condição mais essencial? Enfim, a psicopatologia está a mudar?
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Quem recorre ao serviço de urgência de pedopsiquiatria de Lisboa?Ana Prata, Cátia Almeida, Pedro Almeida Dias, Francisca P. Vieira, Mariana Farinha, Rita Ganhoto, Ivo Peixoto, Joana Mesquita Reis, Ana Moreira, Paula Vilariça, Pedro Caldeira da SilvaUrgência, Pedopsiquiatria, Comportamentos auto-lesivos, Doença Mental
Introdução: A recorrência de crianças e adolescentes aos serviços de saúde mental em Portugal tem vindo a aumentar. Em contexto de serviço de urgência pedopsiquiátrica também se tem constatado um aumento na frequência e na severidade dos casos. Porém, estas questões não têm sido claramente avaliadas nos últimos anos.
Objetivos: O presente estudo pretende, neste contexto, identificar os padrões de acesso e caracterizar a população que recorreu ao serviço de urgência de pedopsiquiatria de Lisboa ao longo do ano de 2013.
Métodos: Revisão bibliográfica. Seleção de variáveis (caracterização demográfica, acompanhamento atual por serviços de saúde mental; motivo de admissão; visitas prévias ao serviço de urgência pedopsiquiátrica; tipo de intervenção). Os dados foram recolhidos a partir do sistema de software informático do serviço de urgência (HCIS®), com posterior cruzamento de dados com os da folha de registo de atividade do médico de urgência de pedopsiquiatria. A informação foi submetida a processamento estatístico (em SPSS®), com análise descritiva e correlação de variáveis.
Resultados: Os nossos resultados mostram uma maior prevalência de adolescentes a recorrer ao serviço de urgência, predominantemente com idade superior a 15 anos, com alterações de comportamento, problemas de humor e episódios auto-lesivos. Verifica-se uma variabilidade mensal, com maior afluência em maio, outubro e novembro.
Conclusões: Este resultados revelam haver uma grande afluência de crianças e adolescentes à urgência pedopsiquiátrica de Lisboa, muito superior a dados pontuais de anos anteriores. Devido à sua prevalência, os adolescentes mais velhos com patologias graves são o foco da nossa preocupação. São necessários mais estudos que permitam compreender as suas causas, consequências e as necessidades de mudança em prol da melhoria dos cuidados de saúde mental infantil. -
O monstro que eu destruí - A propósito de um caso clínico de Perturbação Pós-Stresse traumático em criança de 29 mesesInês Guerra Aguiar, Graça FernandesPerturbação pós-stresse traumático, Terapia de jogo, Criança
Perante a exposição a um acontecimento traumático, em que o indivíduo vê a sua integridade física violentada ou até mesmo a sua vida ameaçada, corpo e mente podem ser afetados. O caso clínico é referente a uma menina de 29 meses de idade que sofreu um trauma violento associado a queda, da qual resultaram lesões orofaciais com necessidade de intervenção cirúrgica. Limitada pelas lesões e relembrada diariamente do sucedido perante as sequelas do acidente, a criança desenvolveu um quadro de regressão comportamental, com perda de competências previamente adquiridas, episódios de revivência do trauma e instabilidade emocional marcada.
Com este trabalho pretendemos apresentar o processo terapêutico desenvolvido através de sessões de terapia de jogo, focado nas alterações comportamentais da criança, nas suas verbalizações e na temática de jogo que foi sendo desenvolvida. Partilhamos ainda a sua relação particular com um dos bonecos, o “monstro”, que inicialmente rejeitou por completo por considerar “feio” e que no final, numa altura em já conseguia enfrentar a sua imagem refletida no espelho, decidiu aceitar pedindo ajuda para transformá-lo, tranquilizando-o (se) ao longo do processo. Nesta etapa de transformação a menina foi capaz de projetar no “monstro” parte das suas vivências traumáticas.
Este caso demonstra como o vivenciar de um acontecimento traumático pode afetar o desenvolvimento físico e psicológico da criança, e como esta intervenção terapêutica pode ser eficaz na reversão de todo o quadro. -
A relação entre interno/especialista e a transmissão da psicoterapia durante o internato de (pedo)psiquiatriaJordan Sibeoni Moscoso, Ana Moscoso SibeoniInternos de psiquiatria e pedopsiquiatria, Psicoterapia, Formação, Inter-subjectividade, Transmissão
A formação em psicoterapia não se pode resumir à formação em diferentes técnicas ou métodos; para além da aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, é da responsabilidade do especialista com quem o interno se encontra durante a sua viagem, a transmissão do “saber fazer” e identidade. Neste artigo, propõe-se abordar a relação entre internos e especialistas, que serve como base para transmissão da intersubjectividade necessária à prática psicoterapêutica. Se a psicoterapia tem como base o encontro e interacções únicas que existem entre o terapeuta e o seu paciente, poderemos dizer o mesmo da transmissão entre o clínico/especialista e o seu/sua interno/a. À dupla (ou casal) clínico/paciente responde a dupla (ou casal) especialista/interno, e uma dupla (ou casal) pode existir sem contexto e sem amor?
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Voando sobre o espectro do autismo - Perturbações do espectro do Autismo - Perturbações do desenvolvimentoMaria José VidigalAutismo, Psicose
Como é de todos conhecido, as discussões no que concerne ao autismo, são muito numerosas, podemos dizer que incendeiam os especialistas, a imprensa e as querelas não acabam!
Em certos países, o termo psicose não é utilizado na criança, quer na Classificação Internacional, quer na Classificação Americana. Apenas a Classificação Francesa das perturbações da Criança e do Adolescente conserva os termos Psicose e Autismo.
As correntes críticas situam a psicose do lado da patologia de origem relacional, entrando no registo da “doença mental” e o autismo do lado do handicap constitucional e escapando por isso ao registo da “doença mental”.
É preciso que os conflitos terminem e que as investigações actuais se debrucem sobre a massa considerável de observações clínicas durante meio século (Hochmann, 2009).
Não podemos esquecer que foram os psicanalistas que introduziram a primeira concepção “Humanista” do autismo, nos anos seguinte à Guerra de 1939/1945, num tempo em que a Liberdade, o voo do pensamento e das ideias, ia buscar a sua força às angústias e ao sofrimento que os Homens acabavam de viver colectivamente.
O Conhecimento não pertence a um indivíduo, nem a uma Comunidade. O Conhecimento progride por trocas, discussões, investigações.
Os psicanalistas levaram tempo a compreender que a sua ciência não podia pretender encontrar as causas das doenças mentais.
A psicanálise visa descriminar o sentido e não as causas dos sintomas que são da responsabilidade das Ciências Biológicas (genética, bioquímica, neurofisiologia ou cognitivas). Estas ciências vão à procura dos factores etiológicos, a psicanálise vai à procura do sentido. Daí o facto de não haver incompatibilidades entre as investigações biológicas e a psicanálise.
Longe de ser uma etiqueta rígida, temos que olhar o autismo, como um processo em movimento, mais ou menos em função dos momentos.
O Autismo e todas as perturbações dentro do espectro autista, também chamadas Psicoses Precoces, por alguns autores, são perturbações graves da Infância, de início precoce, e que deixam por vezes sequelas irreparáveis.
A etiopatogenia é de uma extrema complexidade, multifactorial, provocando discussões e debates por vezes inconciliáveis. -
Novas realidades, novas reflexões: o lugar do virtual no funcionamento psíquicoMaria Teresa PinheiroVirtual, Novas tecnologias, Infância, Adolescência, Psicodinâmica
A revolução tecnológica é responsável por um conjunto de mudanças no plano societal e no plano psíquico. No trabalho com crianças e jovens, o clínico é confrontado com um discurso associado à temática do virtual e com o aparecimento de sintomatologia associada às novas práticas. O objectivo do presente trabalho é a perscrutação do impacto das novas ferramentas no funcionamento psíquico. Propõe-se uma exploração sintética das práticas, das principais considerações psicodinâmicas sobre a temática do virtual, bem como uma análise do risco psicopatológico e das propostas de prevenção do uso problemático das tecnologias na infância e adolescência.
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Disforia de género - Um olhar para um novo diagnósticoPatrícia Frade, Rui Xavier-Vieira, Magda Mendo JorgeDisforia do género, Perturbação da identidade do género, Transexual, Diagnóstico precoce, Terapia hormonal, Pais transexuais
Objectivos: 1. Rever a entidade disforia de género, no que concerne ao diagnóstico, prevalência, comorbilidades e tratamento. 2. Alertar os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes para a existência desta entidade com o objectivo de a identificarem, diagnosticarem e orientarem precocemente estes doentes.
Métodos: Foi realizada uma pesquisa em motores de busca em inglês e português na Pubmed, B-on, Elsevier, com as palavras chave “gender dysforia”; “gender identity disorder”; “transsexual”; “early diagnosis”; “hormone therapy”; “transsexual parenthood”, com data de publicação entre os anos de 1998 e 2014.
Resultados e Conclusões: O diagnóstico de disforia de género do DSM 5 permite chegar mais facilmente ao sofrimento da criança, adolescente ou adulto. É por isso muito importante que este diagnóstico seja feito o mais precocemente possível, para se agir em conformidade. Sabe-se que a disforia de género nas crianças, não culmina sempre em transexualismo, é por isso fundamental fazer uma avaliação cuidada e reduzir o stress existente quer nas crianças, quer nas suas famílias. É importante orientá-los, logo que possível, para uma equipa multidisciplinar experiente na área, com o objectivo de iniciar os tratamentos no período crítico (nomeadamente a supressão hormonal). A Terapia de Substituição Hormonal (TSH) e as cirurgias de reatribuição sexual são tratamentos disponíveis, sempre que sejam indicados. A avaliação do contexto psicossocial e as intervenções psicoterapêuticas são abordagens fundamentais nestes doentes.
Editorial
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“Tu não te sabes sentar aí!?” – Reflexão acerca do brincarAndreia Araújo, Maria Helena Afonso, João BeirãoInfância, Brincar, Desenvolvimento afetivo, Psiquiatria infantil
O brincar tem uma importância fundamental tanto no desenvolvimento infantil como em contexto psicoterapêutico. Ao iniciar o internato da especialidade de pedopsiquiatria foram sendo suscitadas algumas dúvidas relacionadas com o tema do brincar e com a posição tínhamos que ocupar enquanto terapeutas. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância do brincar, à luz de alguns casos clínicos. Abordou-se sucintamente o lugar do brincar nas diversas etapas do desenvolvimento infantil. Com base em dois casos clínicos de crianças acompanhadas na Equipa da Lapa, fez-se uma revisão teórica, partindo de textos de alguns autores que se debruçaram sobre este tema. Deu-se especial relevo a Melanie Klein e D. W. Winnicott.
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Efeitos psiquiátricos dos antiepiléticos – Revisão do tema a propósito de um caso clínicoDora Leal, Filipa Marques, Ana Rita Soares, José Carlos Ferreira, Pedro CabralEpilepsia, Antiepiléticos, Manifestações psiquiátricas, Diagnóstico diferencial, Iatrogenia
É frequente a associação entre Epilepsia e manifestações psiquiátricas. O diagnóstico diferencial entre etiologia orgânica ou psicogénica nem sempre é fácil, o que pode levar a repercussões importantes no tratamento. Este artigo pretende fazer uma revisão dos efeitos psiquiátricos dos fármacos antiepiléticos a propósito de um caso clínico que ilustra a dificuldade do diagnóstico diferencial. Pretende, ainda, alertar para a importância de um bom esclarecimento etiológico para se conseguir garantir o tratamento mais adequado.
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“Diagnóstico de Perturbações do Espetro do Autismo em idade escolar”Maria do Carmo Santos, Cristina Tavares, Inês Guerra Aguiar, Teresa CorreiaPerturbações do Espetro do Autismo, Perturbação Asperger, Crianças em idade escolar, Diagnóstico tardio
Objetivos: Conhecer os sintomas e problemas apresentados pelas crianças da consulta das autoras, que receberam o diagnóstico pela primeira vez de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), em idade escolar, sem que houvesse uma suspeição prévia desse diagnóstico, entre 2009-2011. Dado que o diagnóstico de PEA foi tardio, pretende-se contribuir para o aperfeiçoar do seu reconhecimento e capacidade diagnóstica pelos profissionais de saúde. Métodos: A amostra é constituída por crianças com PEA de idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos, à data da primeira consulta, e foram analisados os motivos de consulta, problemas associados, origem das preocupações, bem como os sinais autísticos mais precoces que poderiam ter sido valorizados. Foram também recolhidos dados acerca dos subtipos de PEA, instrumentos de diagnóstico utilizados, nível cognitivo, intervenções realizadas e evolução clínica. Resultados: Foram estudadas 29 crianças com PEA, em que as dificuldades de aprendizagem e de cooperação escolar, os problemas na socialização e na atenção, são os motivos mais frequentes para a vinda à consulta. Secundariamente surgem outros problemas que resultam das características das PEA. A escola e a família foram os intervenientes principais para a vinda à consulta. Verificou-se também que a maioria das crianças (83%) já tinha sido sujeita a avaliações médicas especializadas ou intervenções terapêuticas e que em 59% eram claros os sinais precoces de perturbação do desenvolvimento. Conclusões: É necessária uma maior capacidade de identificação e orientação para diagnóstico de crianças com PEA, já que um diagnóstico tardio pode afetar o seu ajustamento escolar, social e familiar.
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Fico deitado na cama a pensar na minha mãe” – Dois casos clínicos em saúde mental infantil à luz do pensamento de João dos SantosR. Monte-Alto, R. Rodrigues, Cláudia CabidoJoão dos Santos, Pedopsiquiatria, Sintoma reativo, Relação terapêutica, Equipa multidisciplinar
João dos Santos, um dos primeiros pedopsiquiatras e psicanalistas portugueses, revolucionou a saúde mental infantil em Portugal. O autor refletiu profundamente sobre os problemas da sua época e, num cenário político de incertezas, questionou os dogmas da psiquiatria, da psicanálise e da educação e estabeleceu uma forma de trabalhar que ainda hoje está presente na organização dos serviços hospitalares de pedopsiquiatria, como o trabalho através de equipas multidisciplinares, a intervenção na comunidade e o olhar atento ao funcionamento mental da criança. Com este artigo propomos recordar e estudar a obra de João dos Santos – a propósito do centenário do seu nascimento – através da exposição do trabalho clínico, baseado nos seus princípios, com duas crianças em idade escolar que recorreram à consulta de pedopsiquiatria na Clínica da Encarnação, no Hospital Dona Estefânia. O primeiro é o caso do João, um rapaz de 8 anos, com comportamento agressivo, impulsividade, furtos e desatenção na escola, sinalizado à consulta pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens por maus-tratos da mãe. A tolerância do terapeuta para com os comportamentos de ambos ajudou a mãe a transformar a sua atitude, implicando-se no conflito com o filho, o que permitiu uma melhoria do comportamento da criança e do seu desempenho escolar. O segundo caso é o da Maria, uma rapariga de 7 anos, com uma inibição psicoafetiva, enurese noturna e grande dificuldade de adaptação escolar, inserida numa família com graves relações disfuncionais, cujo sofrimento familiar é agravado pela doença oncológica da mãe. O trabalho em equipa ofereceu à criança uma dimensão relacional individual e em grupo, desmistificando o receio da socialização, e à mãe, um apoio individual. O encontro de um espaço mental contentor das angústias e conflitos da criança e da família, na equipa multidisciplinar, permitiu que a Maria encontrasse a tranquilidade interna e curiosidade necessárias para iniciar a escolaridade. Lembrar e estudar a obra de João dos Santos, encoraja-nos a continuar a pesquisar soluções criativas para as situações crescentes em Saúde Mental Infantil.
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Fatores implicados no fenómeno de Bullying em contexto escolar: Influência da separação/divórcio parentalTeresa Sousa FerreiraBullying, Escola, Agressão, Vitimização, Separação, Divórcio, Pais, Portugal, Guimarães, Multidimensional Peer Victimization Scale
Introdução: O Bullying é um fenómeno complexo, não circunscrito apenas ao ambiente escolar, mas com uma etiologia partilhada por outros contextos. Sendo a família o primeiro espaço de desenvolvimento do ser humano, modificações na sua estrutura, tais como a separação/divórcio parental, poderão acarretar alterações na internalização de emoções e padrões de comportamento da criança, que serão experimentados noutros lugares de socialização, como a escola. Objetivos: Avaliar a influência da separação e/ou divórcio parental na manifestação de comportamentos de vitimização e de agressão por Bullying nos alunos participantes das escolas públicas de Guimarães. Métodos: Selecionado igual número de turmas do 6º e do 8º ano das escolas públicas do concelho de Guimarães, em Portugal. Os alunos preencheram autonomamente um quest ionário com informação demográfica e o Multidimensional Peer Victimization Scale adaptado para Portugal. Técnicas de estatística descritiva e analítica foram utilizadas na análise dos dados. Resultados: Avaliaram-se 658 alunos, com 11 a 16 anos de idade 48.9% do 6º ano, 48.6% do sexo feminino, de 10 escolas das 14 do concelho. Os alunos filhos de pais separados e/ou divorciados apresentam, em média, significativamente mais comportamentos de vitimização total e de agressão total por Bullying, em comparação com os alunos filhos de pais não separados e/ou divorciados. Na avaliação por tipologias de Bullying, os alunos filhos de pais separados e/ou divorciados manifestam significativamente mais comportamentos de vitimização social e física, e agressão física. Conclusão: A separação e/ou divórcio parental está associado a significativamente mais manifestações de vitimização e agressão por Bullying. Desconhece-se se a relação será simples ou se outras variáveis estarão a contribuir para esta associação. No entanto o presente artigo possibilita compreender melhor a realidade sobre o Bullying nas escolas de Guimarães e amplia o olhar sobre o fenômeno permitindo a delineação futura de melhores abordagens e de enfrentamento da questão.
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Incidências da transmissão dos traços de cultura no processo de subjetivação da criança e do adolescente migranteViviani Carmo-Huerta, Marie-Rose MoroClínica transcultural, Psicanálise, Transmissão, Criança e adolescência, Imigração
No presente artigo iremos discutir as incidências da transmissão dos traços de cultura no processo de subjetivação da criança e do adolescente migrante. A transmissão atribui um lugar para o jovem sujeito, que se reconhece numa história narrativa passada e futura, o que lhe permite re-significar sua inscrição no presente. A eficácia da transmissão é o que irá possibilitar a articulação, não contraditória, entre o lugar que o jovem sujeito ocupa numa ficção parental e o campo das suas afiliações num laço social sustentado por uma dupla cultura.
Editorial
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Psicose dissociativa reactiva: A propósito de um caso clínicoAna MoscosoPsicose Dissociativa, Psicose Histérica, Trauma
As Psicoses Dissociativas Reactivas constituem uma variante da(s) chamada(s) Psicose(s) Histérica(s) e podem entender-se como uma manifestação ou resposta de stress pós-traumático que se apresenta mediante alucinações, delírios, despersonalização e comportamentos bizarros (Hollender & Hirsch, 1964)1 muitas vezes com amnésia para o ocorrido. Na génese desta psicose reactiva, a dissociação induzida pelo trauma tem um papel essencial e surge como mecanismo de defesa contra eventos de vida impossíveis de suportar. Neste artigo propõe-se a utilização na prática clínica desta entidade psicopatológica, ilustrando-se a mesma através de um caso clínico sobre uma jovem adolescente.
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Vivências e sentimentos de mães de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo – Estudo qualitativoJoana Calejo Jorge, Manuela Araújo, Cristina Tavares, Graça FernandesPerturbação do espectro do autismo, Atraso global do desenvolvimento, Stress materno
O presente trabalho debruça-se sobre as vivências e sentimentos de mães de crianças que apresentam Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Após algumas considerações sobre a PEA e uma breve revisão da literatura sobre o impacto vivencial da patologia nas mães destas crianças, apresentam-se os resultados de um estudo realizado na Unidade de Primeira Infância do Centro Hospitalar do Porto sobre as vivências e sentimentos de mães de crianças com PEA. Para avaliação da especificidade das crianças com PEA, foi usado um grupo de controlo (mães de crianças com atraso global do desenvolvimento sem psicopatologia). Foram realizadas entrevistas a dez mães de crianças com PEA e a dez mães de crianças com atraso global do desenvolvimento, com idades ompreendidas entre os 4 e os 10 anos de idade. A análise dos discursos das mães revela a unicidade e intensidade da experiência de ter um filho com PEA. Por outro lado, comparando com as mães de crianças sem psicopatologia, verifica-se a especificidade das vivências das mães de crianças com PEA. Pretende-se com este trabalho sensibilizar para a especificidade da maternidade face à problemática do Autismo e para a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no acompanhamento destas crianças e suas famílias.
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A propósito de um caso sugestivo de organização estado-limite em contexto de internamento...José Estrada, António TrigueirosAdolescência, Borderline
Os autores procuram fazer uma breve apresentação de uma Vinheta Clínica apresentada no XIV Colóquio da Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria e que é relativa a jovem de 13 anos, internada no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefânia, em 2012. Posteriormente são discutidos alguns aspectos do seu funcionamento que apontam para uma organização estado limite. Por último, os autores descrevem o plano terapêutico delineado e a evolução clínica. Foi pedido consentimento informado aos pais para a apresentação do Caso Clínico.
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Da díada à tríada: Envolvimento paterno e saúde mental infantilMarco TorradoPai, Vinculação, Figura materna, Desenvolvimento, Lei do pai
Pese embora a díada mãe-bebé constitua uma dimensão nuclear do desenvolvimento humano, nos seus múltiplos determinantes, o crescente interesse pelo papel do pai no domínio da investigação salienta a importância desta figura, evocando concepções que, em certa medida, a clínica de inspiração psicanalítica cedo formulou. Discutem-se contributos recentes em torno das particularidades observadas na interacção pai-bebé e da sua relevância quer para a construção identitária, quer para o risco de desenvolvimento de perturbações da regulação emocional. Reflecte-se ainda sobre a importância da ‘lei do pai’ enquanto instância simbólica estruturante do desenvolvimento psicológico das crianças e adolescentes, feita predominantemente na presença de um pai real, e no modo como o sistema social tem evoluído na tentativa de garantir esse pilar cofundador do psiquismo.
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Psicose Inaugural na adolescência: Um caso Clínico – A questão da Identidade e contornos diagnósticosMaria Garrido Campeão MouraAdolescência, Identidade, Psicose inaugural, Depressão, Self
Emergem muitas questões no despoletar do primeiro episódio psicótico e da sua relação com a adolescência, fase em que a consolidação da Identidade é uma das mais importantes aquisições. Nesse sentido, dar-se-á enfoque às questões identitárias na sua relação com a vulnerabilidade psicopatológica. Acresce essencial tentar descriminar o significado da expressão fenomenológica da psicose. Pretende-se ilustrar, a propósito de um caso clínico de um adolescente com 15 anos, com um episódio psicótico inaugural – e internado num Serviço de Pedopsiquiatria –, as características fenomenológicas do processo psicótico, nomeadamente no que concerne aos três distúrbios básicos do quadro psicótico (Perturbação da Actividade do Ego, perda dos limites do Eu e Fragmentação do Ego). Levantam-se varias questões no que concerne à discussão diagnóstica em relação ao quadro subjacente, numa perspectiva descritiva e, paralelamente, numa perspectiva mais compreensiva do quadro, onde se explanam as questões em torno da identidade. Cada vez mais será essencial a integração de aspectos biológicos e ambientais com fim a uma psiquiatria compreensiva.
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Adolescência: Risco e criatividade numa sociedade multiculturalMarie Rose Moro, Viviani Carmo HuertaClínica transcultural, Adolescência, Imigração, Risco, Criatividade
Neste artigo buscaremos apontar os riscos da situação transcultural para os adolescentes filhos de migrantes. A entrada do adolescente filho de migrante no laço social será um processo de dupla inscrição, na cultura familiar de origem e na cultura do país de acolhida, sob o risco de deriva subjetiva e sofrimento quando os aspectos fundamentais a este processo não são contemplados ou são conflitantes. Para a construção de suas bases narcísicas sólidas, o adolescente deverá se apoiar nas representações imaginárias de seu lugar numa ficção familiar e na eficácia da transmissão simbólica dos traços de cultura parental. Mas não apenas, pois no âmbito externo, do social, a força das afiliações – no país familiar de origem e no país de destino – deverão garantir aos sujeitos um lugar positivo no campo social, não marcado pela exclusão. Serão essas as condições para a inscrição psíquica desses adolescentes numa dupla cultura. Isso lhes permitirá fazer a passagem do risco de vulnerabilidade da situação transcultural, para aceder a sua dimensão criativa.
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Sobre a esperança na relação terapêuticaTeresa Santos Neves, Maria José VidigalPsicoterapia psicanalítica, Supervisão, Esperança, Desenvolvimento infantil
O presente art igo apresenta um caso cl ínico de uma psicoterapia psicanalítica de uma criança, acentuando a necessidade de um tempo de seguimento terapêutico suficientemente longo, para que fosse retomado o processo de desenvolvimento e se alcançasse uma evolução harmoniosa dos aspectos cognitivos e emocionais. Além disso, é posto em relevo a persistência e a esperança da psicoterapeuta, entendida como a projecção no objecto da esperança do próprio paciente, assim como o papel desempenhado pela supervisão.
Editorial
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Saúde Mental da Infância e Adolescência – Colaboração entre Cuidados de Saúde Primários e SecundáriosAna Luísa Guiomar, Pedro PiresCuidados Saúde Primários, Cuidados Saúde Secundários, Saúde Mental Infância e Adolescência, Organização Serviços Saúde Mental
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A realidade da consulta hospitalar de pediatria – Manifestações da problemática psicossocialRosário Amaral, Teresa MartinsConsulta externa hospitalar, Pediatria Geral, Manifestações psicossociais, Alterações de comportamento
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Depressão materna e psicopatologia na primeira infância – Classificação diagnóstica DC:0-3RSara Almeida, Filipa de Castro, Ana Mendes, Pedro PiresDepressão materna, Primeira infância, Psicopatologia
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Reflexões sobre uma intervenção terapêutica de grupo para crianças com alterações do comportamento no contexto da Área de DiaRosa Esquina, Inês Figueiredo, Patrícia Silva, Margarida Alves, Pedro PiresCrianças, Famílias, Unidade de Cuidados a Tempo Parcial, Intervenção em Grupo Terapêuticos
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A patologia borderline na criança – Apresentação de um caso de uma criança de 8 anosAna Veríssimo, Inês FigueiredoPatologia borderline, Alterações do comportamento, Dinâmicas familiares, Transgeracionalidade, Estudo de caso
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Intervenção psicoterapêutica em grupo de adolescentesIsabel Carvalho, Isadora Pereira, Paula Zaragoza, Vera Ramos, Pedro PiresAdolescência, Tratamento, Intervenção em grupo